quinta-feira, 1 de outubro de 2015

NO ABRIR DE MINHA BOCA

Definitivamente a arte da comunicação é um anteparo resultante do processo evolutivo. Para além dos dialetos e dicotomias, vemos que a linguagem está atrelada ao desejo do ser humano. 

Falar é uma forma simbólica de acessar o nosso conteúdo interior, dar a ele uma roupagem inteligível e manifestá-lo mundo afora.

Já dizia o célebre Jacques Lacan em sua contribuição aos anais da Psicanálise: "O Inconsciente é estruturado como uma linguagem." Logo, é por meio da fala que entramos no mundo simbólico, utilizando a linguagem como agente mediador da realidade.

Pare um instante e imagine como seria o seu mundo se você não conseguisse se comunicar. Será que você saberia quem você é?

O pensamento se vale das mesmas construções da linguagem. Quando pensamos, utilizamos palavras, frases e expressões, tudo em nossa mente. Os pensamentos quase sempre seguem uma ordem lógica, construída como se estivéssemos conversando conosco mesmo.

A aquisição da linguagem inaugura uma atravessia pela cultura que nos influenciará por todo o resto de nossa vida. 

Falar é a maneira de codificar nosso desejo. Agora pergunto: Se sabemos como fazer, por que fazemos tão mal? Por que muitos de nós ao invés de falar para resolver problemas, acabamos nos complicando e nos perdendo em nossas próprias palavras?

Por que as revistas de fofoca vendem mais que os livros de auto ajuda?
Por que é sempre mais fácil falar da vida alheia do que dizer com assertividade o que estamos sentindo? O exercício de olhar para dentro de si é mais complicado do que parece, já disse isso aqui.

De nada adianta dominarmos o nosso idioma, se não soubermos nos comunicar.

O mundo está cheio de gente falante, peritos em construções de muros ao invés de pontes.

Sabemos usar nossa língua feito uma espada afiada, pronta para o ataque, mas esquecemos de utilizá-la como fonte de boas novas, com palavras de tolerância, de instrução e de admoestação.

Se a boca fala do que está cheio o coração, então nosso enfoque passa a ter outra dimensão, pois no âmago de nosso discurso, cada um oferece daquilo que tem. Palavras bonitas são só poesia quando diferenciam-se das atitudes daquele que as emite.

É nomeando o que sentimos que conseguimos nos fazer entendidos. 

Torno a dizer: A comunicação é uma arte!

“Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar...” (Tg 1:19b)

 “Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua.” (Pv 10:19 )



Nenhum comentário:

Postar um comentário